Na quarta pesquisa Ipec para o governo do Ceará, divulgada neste sábado (1), o candidato Elmano Freitas (PT) aparece na liderança com 44% dos votos válidos e consolida uma impressionante virada ao longo do mês de setembro. Seu provável adversário no segundo turno é o bolsonarista Capitão Wagner (UB) que obteve 37%.
O candidato cirista, Roberto Cláudio (PDT) desidratou ao longo do mês junto com o restante das candidaturas do partido e está longe de tomar o lugar do Capitão Wagner no segundo turno. Na primeira consulta, divulgada em primeiro de setembro, Cláudio apresentava 35% dos votos válidos contra apenas 23% de Elmano. O bolsonarista liderava com 40%. Ao longo do mês o petista cresceu ao passo que seus adversários decresceram.
Na última consulta, Elmano já aparecia à frente de Capitão Wagner, porém com uma vantagem de um ponto percentual, dentro da margem de erro. O resultado da pesquisa deste sábado é uma verdadeira vitória para a campanha petista.
Segundo turno e Senado
Na mesma pesquisa, em consulta sobre possíveis segundos turnos, Elmano venceria o Capitão Wagner por 48% a 40% no cenário mais provável. Na primeira consulta sobre possíveis segundos turnos, divulgada em 9 de setembro, o candidato bolsonarista ainda vencia o petista por 44% a 38%, no entanto, 13 dias depois, em nova consulta, Elmano já figurava como provável vencedor da disputa.
No caso de uma disputa contra o candidato do PDT, Elmano teria uma vitória ainda mais alongada e faria 46% dos votos totais contra 32% de Roberto Cláudio. Na primeira consulta onde pesquisou-se possíveis segundos turnos, Elmano perdia, dentro da margem de erro, por 38% a 35%.
Já a disputa para o Senado parece definida. O ex-governador Camilo Santana (PT) lidera com absolutos 76% dos votos válidos. A candidata mais próxima do petista é Kamila Cardoso (Avante) com 20% dos votos. A eleição para o Senado não prevê segundo turno e neste ano só há uma cadeira disponível.
A pesquisa entrevistou 1200 eleitores cearenses entre 29 de setembro e primeiro de outubro em 54 municípios. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
*Com informações do Diário do Nordeste.