ELEIÇÕES 2022

Ipec em MG: Zema lidera com 50% dos votos válidos e disputa pode ir a segundo turno

Com 42% dos votos válidos, Alexandre Kalil vive crescente nas consultas do instituto e aposta em virada no segundo turno

O atual governador Zema continua na frente de Kalil. Créditos: Governo do Estado de MG e Prefeitura de BH/Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

Em pesquisa Ipec para o governo de Minas Gerais divulgada neste sábado (1), Romeu Zema (Novo) lidera com 50% dos votos válidos, contra 53% obtidos na pesquisa anterior do instituto divulgada em 27 de setembro. Dessa maneira, caso o cenário se concretize, é possível que haja um segundo turno nas eleições mineiras, ao contrário do que indicou o Datafolha mais cedo.

O principal adversário de Zema, Alexandre Kalil (PSD) obteve 42% dos votos válidos e um crescimento de três pontos percentuais sobre a pesquisa anterior. Em terceiro lugar está o bolsonarista Carlos Viana (PL) com 4%. Vanessa Portugal (PSTU), Lorene Figueiredo (PSOL), Marcus Pestana (PSDB), Renata Regina (PCB) e Cabo Tristão (PMB) não marcaram mais de 1% cada. Indira Xavier (UP) e Lourdes Francisco (PCO) não pontuaram.

Nos votos totais, de onde são tirados os dados para fazer o cálculo dos votos válidos, Zema lidera com 44% das intenções de votos contra 37% de Kalil. Brancos e nulos somam 5% e os indecisos foram 7%.

Nas simulações do instituto para o segundo turno, ainda que tenha diminuído a diferença entre os principais candidatos, o atual governador ainda é o favorito para a reeleição. Ele obteve 49% dos votos contra 41% de Kalil. Brancos, nulos e indecisos correspondem ao restante do percentual.

A pesquisa entrevistou 2 mil eleitores mineiros entre os últimos dias 29 de setembro e primeiro de outubro em 104 municípios do Estado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.