DATAFÓRUM

DataFórum: Lula fura a bolha e voto útil explode no Twitter na reta final

Apoio de figuras públicas importantes teve papel fundamental para fazer crescer a onda em favor de uma vitória do petista no 1° turno

Créditos: Ricardo Stuckert
Escrito en POLÍTICA el

O levantamento realizado neste sábado (1°) pelo DataFórum mostrou que a onda pelo voto útil por uma vitória do ex-presidente Lula no pleito que será realizado domingo (2) furou a bolha dos setores progressistas e de esquerda nas redes sociais e gerou uma verdadeira explosão no Twitter.

O DataFórum coletou 509.637 tuítes relacionados ao debate presidencial da TV Globo, ocorrido na noite de quinta-feira (29), mas publicados agora, às vésperas da eleição, e a conclusão é de que o movimento por uma vitória imediata de Lula se sobressaiu no ciberespaço. Nomes de personalidades influentes das redes, como Antonio Tabet, Maria Bopp e Casimiro, ajudaram a dar visibilidade para a proposta e fizeram com que o assunto chegasse a internautas de todos os matizes ideológicos.

 

Como forma de contra-atacar, o bolsonarismo até tentou utilizar a declaração de voto de Neymar e Robinho no radical de extrema direita, mas os casos envolvendo problemas com os dois atletas, no caso do primeiro uma acusação de sonegação fiscal e do segundo uma condenação por estupro em última instância na Itália, acabaram ofuscando essa reação. Coube ao próprio presidente e seu filho Flávio, assim como outros bolsonaristas, puxarem o coro contra o "sistema" e pinçarem famosos.

 

Com os fãs de personalidades de expressão significativa se engajando nos pedidos por voto útil, uma espécie de “comunidade própria” sobre o assunto acabou se gerando no Twitter.


 


Lulistas (azul) - 36,10%

Lulistas investem na urgência de se superar o tempo do Bolsonaro, com alguns tuítes bem humorados. A declaração de voto em Bolsonaro do jogador Robinho, condenado por estupro, foi bastante explorado no campo progressista, como caracterização do apoio ao Bolsonaro e Neymar, no mesmo contexto, foi retratado como sonegador de impostos. Foi um tuítes relevante na comunidade a declaração de voto do Antônio Tabet, continuando a série de grande engajamento para apoios públicos de celebridades nesta reta final.

Bolsonaristas (marrom) - 29,65%

O bolsonarismo comemora apoios recebidos e tece teorias conspiratórias contra a Globo. Duas delas em destaque: Globo favorece Lula porque Bolsonaro passa menos verba publicitária à emissora ou porque precisa de aporte de dinheiro internacional, e Bolsonaro é contra, comemorando apoio de Viktor Orban, primeiro-ministro da Hungria. Bolsonarismo requenta ainda vídeo de Miriam Cordeiro contra Lula. As imagens foram produzidas pela campanha de Collor e foram utilizadas na última semana de campanha em 1989. Depois, soube-se que Miriam recebeu dinheiro da campanha de Collor.

Cultura de Rede (verde) - 22,61%

Esta comunidade é formada por internautas que não costumam participar do jogo político, e que se posicionam com tuítes virais de maneira favorável a Lula e em forte repúdio a Bolsonaro. O humor é o elemento central, que é ácido com eleitores de Bolsonaro e generoso com os apoiadores de Lula. Os candidatos da 3ª via são alvos de chacota, com Kelmon em destaque, e o influenciador Casemiro viralizando ao dizer que seus seguidores sabem em quem ele vota, que ele não precisa fazer o “L”.

Ciristas/Lavajatistas (vermelho) - 3,49%

Comunidade encabeçada por Ciro Gomes, tem como principal destaque uma foto do candidato do PDT ao lado de Bolsonaro no debate da Globo. Uma tônica comum às publicações da comunidade é a recusa da polarização, produzindo uma falsa simetria entre os polos e identificando ambos à corrupção e à incompetência. A presença do fundador do Brasil Paralelo em jantar com Lula é utilizada para reforçar essa simetria. Há também uma tentativa de defender-se contra o voto útil para evitar a migração de eleitores de Ciro nessa reta final.

Cultura pop/Torcedores de Futebol (lilás) - 1,06%

Com perfil fortemente anti-Bolsonaro, os principais conteúdos da comunidade trazem mensagens que dialogam com fãs de personalidades ligadas à cultura pop, associando ao voto em Lula ou contra Bolsonaro. Há também publicações em tom de brincadeira utilizando o futebol desejando a vitória do Lula, e outras em tom de recusa a Bolsonaro.

Voto útil / Antonio Tebet (marrom claro) - 0.84%

A repercussão da declaração de voto de Antonio Tebet formou esta comunidade. Até então apoiador declarado de Ciro Gomes, Tebt vinha regularmente integrando a comunidade cirista. Hoje, no entanto, em função da sua declaração de voto útil, formou uma comunidade própria. Ele precisou de uma longa sequência de postagens para anunciar seu rompimento. Chegou a citar uma campanha equivocada, de prioridades questionáveis e que expôs e atacou Gregório Duvivier, seu amigo e colega de trabalho. Tabet declara seu voto em Lula já que é ele quem tem chances de derrotar Bolsonaro no 1º turno.