Em pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (1), às vésperas das eleições, sobre a corrida para o governo de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) aparece com 56% dos votos válidos e estaria reeleito em primeiro turno caso o cenário se concretize. Mesmo com queda de um ponto percentual em relação à última pesquisa, divulgada anteontem (29), o candidato mantém vantagem larga.
Seu principal adversário, Alexandre Kalil (PSD) obteve na pesquisa 35% dos válidos, um ponto percentual a mais que na consulta anterior. O bolsonarista Carlos Viana (PL) aparece em terceiro lugar com 5% e é seguido por Vanessa Portugal (PSTU), Renata Regina (PCB) e Marcus Pestana (PSDB) com 1% cada. Cabo Tristão (PMB), Lorene Figueiredo (PSOL), Lourdes Francisco (PCO) e Indira Xavier (UP) não pontuaram.
Na pesquisa estimulada de votos totais, que é utilizada para calcular os percentuais de votos válidos, Zema aparece com 49% das intenções de votos e Kalil com 31%. Carlos Viana fez 4% e os demais candidatos não passaram do 1%. Brancos e nulos somaram 5% e os indecisos foram 8%.
A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela Globo e entrevistou eleitores mineiros entre os dias 30 de setembro e 1 de outubro de 2022.