Zé Dirceu desmente Bolsonaro sobre volta ao ministério: “É muita arrogância”

“Esse Bolsonaro não toma jeito. Ele não consegue nem nomear os seus e já quer dar pitaco num futuro governo”, rebateu o ex-ministro de Lula

Zé Dirceu (Foto: Reprodução)
Escrito en POLÍTICA el

A cada dia que passa, Jair Bolsonaro (PL) demonstra mais desespero com sua queda exponencial de popularidade, apelando, inclusive, para os recursos mais baixos possíveis. O presidente declarou que, caso o ex-presidente Lula (PT) ganhe a eleição de outubro, José Dirceu (PT) será um dos ministros.

Dirceu respondeu à afirmação do chefe do Executivo com veemência: “Não serei. Esse Bolsonaro não toma jeito. Ele não consegue nem nomear os seus e já quer dar pitaco num futuro governo. É muita arrogância”, destacou Zé Dirceu, em entrevista à coluna Painel, na Folha de S.Paulo.

Além de mentir sobre o ex-ministro-chefe da Casa Civil no governo Lula, Bolsonaro e seus apoiadores têm repetido com frequência que Guido Mantega e Dilma Rousseff serão voltarão a ser ministros de um eventual novo mandato do ex-presidente.

“Alguém acha que se o cara [Lula] voltar Zé Dirceu não vai para a Casa Civil? Dilma no Ministério da Defesa? Defesa, já que ela é mandona e uma arma poderosa conhecida", afirmou o presidente em Itaboraí, norte do Rio de Janeiro.

Da mesma forma que Zé Dirceu, Mantega já havia descartado, nesta segunda (31), a hipótese de integrar o novo governo Lula.

“Não pretendo voltar. A economia tem ciclos; você fica com a parte boa, mas se a economia não funciona, a culpa é do ministro. Fiquei no governo por 12 anos seguidos. Já dei a minha parte”, destacou Mantega.

O ex-presidente disse, na sexta (28), que Dilma não deverá fazer parte de um eventual novo mandato.

Bolsonaro ataca Lula e insulta Dilma

Ao lado do presidente da Petrobras, general Joaquim Silva e Luna, Bolsonaro também insultou Dilma. Na sequência, o presidente, que entregou o governo ao Centrão, disse que, se voltar, Lula vai “ratear” os ministérios.

“Eu via no Plenário o ‘mapa da fidelidade’. Alguém sabe o que é isso? Acabava votação importante os partidos traziam a relação e olha: tal partido 90% votou com o governo. Eu votei 99%, porque alguém tem mais ministérios que eu?”, ironizou, usando exemplo de seu próprio governo.