O economista Eduardo Moreira, ex-sócio do Banco Pactual, afirmou que banqueiros e agentes do sistema financeiro devem se aproximar e abrir diálogo com Lula (PT) em razão das pesquisas eleitorais, que mostram possibilidade de vitória do petista ainda no primeiro turno.
“Se chegar perto das eleições e o Lula continuar com esse favoritismo, a Faria Lima vai pedir para sentar-se à mesa com o Lula e tentar trazê-lo para perto deles, mais para o ‘centro’. Vão tentar negociar um acordo tácito com ele”, disse Moreira à revista Veja.
A declaração foi dada após a divulgação da pesquisa Quaest nesta quarta-feira (12) que confirmou que Lula mantém a liderança e a possibilidade de vencer no primeiro turno.
O economista ainda descartou que em um eventual terceiro mandato Lula escolha um ministro da Economia para "agradar o mercado". E brincou, descartando o próprio nome.
“Eu acho que o mercado vai tentar se aproximar do Lula. Tenho certeza de que já está fazendo isso. Mas eu não vejo, hoje, o Lula escolhendo um ministro como o Meirelles só para agradar o mercado. Acho que a maior chance é ele trazer alguém identificado com os ideais progressistas e que conheça o mercado financeiro”, disse Moreira, emendando: “Mas essa pessoa não sou eu”.