Tabata Amaral, deputada federal por São Paulo, anunciou em entrevista ao programa Conversa com Bial, da Rede Globo, que irá se filiar ao PSB, Partido Socialista Brasileiro, o mesmo de seu namorado, o prefeito de Recife, João Campos. O anúncio foi feito na madrugada de quinta para sexta, 17.
Bial iniciou uma série de entrevistas com personalidades que deverão ser figuras importantes nas eleições 2022. O prefeito João Campos também fez uma participação no programa para anunciar a filiação de Amaral ao PSB.
A deputada aproveitou para explicar a decisão e rebater possíveis críticas sobre sua entrada no partido do namorado: “A minha trajetória na política é independente e, da mesma forma, a conversa com os partidos foi independente”.
Tabata Amaral vence disputa judicial com o PDT e mantém mandato
Após inúmeras divergências com seu partido de origem, o PDT de São Paulo, sendo o caso mais grave seu voto a favor da Reforma da Previdência proposta pelo governo de Jair Bolsonaro, Tabata do Amaral foi suspensa pelo Partido Democrático Trabalhista em julho de 2019.
A ação fez com que a deputada entrasse com ação individual no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pleiteando a continuidade de seu mandato e desfiliação do partido, argumentando que estaria sendo submetida a "prática arbitrária tomada pelo partido" em outubro do mesmo ano.
Somente em maio de 2021, o TSE aceitou, por seis votos a um, o pedido de Tabata para sair do PDT sem perder seu mandato como deputada federal.
Com a vitória, Tabata afirmou que disputaria a reeleição em 2022 e que só faltava decidir por qual partido.
Agora não falta mais. Será pelo PSB.