O ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, está de saída do PSDB. Primeiramente, o destino de Alckmin seria o PSD, porém, na semana passada ele recebeu uma ligação de ACM Neto pedindo que ele espere o resultado de uma possível fusão do DEM com o PSL.
O objetivo de Alckmin é viabilizar o seu nome para concorrer novamente ao governo do estado de São Paulo. Até este momento Alckmin vinha negociando com Gilberto Kassab a sua filiação ao PSD e a indicação de seu nome para disputar o Palácio dos Bandeirantes.
Segundo informações do Estadão, Alckmin teria ficado "animado" com a proposta feita por ACM Neto, mas, antes quer o aval de Kassab.
Fusão
Antes de estreitar conversas com o DEM, o PSL tentou uma aproximação com o MDB, porém, a direção do partido reavaliou a sua estratégia e está perto de se fundir com o DEM.
A fusão do PSL com o DEM tem por objetivo criar um "super partido" para disputar as eleições em 2022.
Integrantes do DEM e do PSL avaliam que a fusão beneficiaria a ambos: o PSL tem dinheiro e tempo de TV, mas não possui quadros fortes para manter a sua bancada que, atualmente tem 52 deputados é a segunda maior da Câmara.
Por outro lado, o DEM tem puxadores de voto e estrutura forte nos estados, mas com pouco dinheiro em caixa.