O ex-presidente Lula (PT), líder em todas as pesquisas de intenção de voto para a disputa pela presidência em 2022, segue sua intensa agenda política de encontros com lideranças de diferentes partidos.
Nesta quinta-feira (5), o petista teve um encontro com o ex-senador e ex-governador Roberto Requião, fundador do MDB que está de saída do partido. Em entrevista ao programa Fórum Onze e Meia nesta terça-feira (3), o político afirmou que vai para alguma legende "que seja de esquerda" e que Lula é o candidato viável "pra derrubar isso tudo".
No encontro desta quinta-feira, Lula teria convidado Requião a se filiar ao PT, mas o ex-senador ainda não teria definido seu destino.
"Hoje eu e Gleisi recebemos aqui no PT nosso amigo Roberto Requião para uma boa conversa sobre a conjuntura política nacional. Muito bom revê-lo", escreveu o ex-presidente, nas redes sociais, ao divulgar uma foto da reunião.
Também nesta quinta-feira, Lula participou de uma reunião com a Executiva Nacional do Partido Verde e membros da Fundação Verde Herbert Daniel. "Agenda ambiental em pauta", afirmou o petista.
Agendas políticas
Em maio, Lula passou uma semana em Brasília fazendo reuniões políticas e articulações. Além de inúmeros deputados e senadores, ex-congressistas e outras lideranças, o petista se reuniu com uma série de embaixadores.
Entre os representantes internacionais que Lula encontrou, estão os embaixadores da África do Sul, Alemanha, Reino Unido, Venezuela e Cuba.
Já as reuniões com políticos foram da esquerda até a centro-direita, como com Marcelo Freixo (PSOL-RJ), Alessandro Molon (PSB-RJ), Fabiano Contarato (Rede-ES), Rodrigo Maia (DEM-RJ), Gilberto Kassab (PSD), Eunício Oliveira (MDB), José Sarney (MDB), Jader Barbalho (MDB-PA), entre outros.
Em junho, Lula esteve no Rio de Janeiro, onde se reuniu com o prefeito Eduardo Paes (PSD), com o deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ), além de outros políticos, juristas e lideranças das mais diferentes áreas.
Em São Paulo, onde vive, o petista segue, semanalmente, articulando politicamente. Na última semana, Lula esteve em reunião com lideranças do movimento negro, como Douglas Belchior, da UneAfro e Coalizão Negra por Direitos.
Nas próximas semanas, o ex-presidente deve viajar ao Nordeste para se encontrar com políticos da região.