Ainda em viagem pelo Nordeste, agora em Fortaleza (CE), Lula teve encontros importantes com lideranças da região para definir estratégias visando as eleições de 2022 e combater Jair Bolsonaro. O ex-presidente se reuniu com os senadores Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Cid Gomes (PDT-CE), além do ex-presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE).
Lula postou em suas redes: “Diálogo importante com o senador Tasso Jeterissati hoje em Fortaleza. Democracia no centro da discussão. Os democratas desse país têm a responsabilidade e o desafio de resgatar a civilidade na política brasileira pelo bem do Brasil”.
O senador tucano é integrante da CPI do Genocídio e tem sido crítico ao governo federal. Em junho, Jereissati afirmou que todas as investigações da comissão envolvem Bolsonaro.
A conversa com Cid, por sua vez, não foi divulgada nas redes sociais do ex-presidente, assim como o encontro com Eunício, desafeto de Ciro Gomes.
Cid e Lula se reuniram na residência oficial do governador do Ceará, Camilo Santana (PT), e conversaram por cerca de uma hora e meia, a maior parte do tempo a sós.
O pedetista é irmão de Ciro Gomes (PDT), hoje crítico sistemático do ex-presidente e do PT.
Diálogo
“Essas conversas representam um diálogo para enfrentar o Bolsonaro e os riscos que o país corre. Fazer o que Lula está fazendo é fundamental: dialogar com forças que disputam eleições, mas que tem um compromisso com a democracia. Também deixam abertos os caminhos para o segundo turno”, disse o deputado federal José Guimarães (PT-CE), que acompanha Lula em sua viagem pelo Nordeste.