A Comissão Temporária da Covid-19 do Senado Federal aprovou nesta segunda-feira (2) um requerimento para que seja realizada audiência pública para discutir se há necessidade da aplicação de uma terceira dose da vacina contra a Covid-19. Pesquisadores tem se debruçado sobre a temática diante das novas variantes do Sars-Cov-2.
Ao final da sessão que ouviu o ministro das Comunicações, Fábio Faria, sobre o retorno às aulas presenciais, os senadores aprovaram por unanimidade o Requerimento 083/21 sobre a vacinação.
"Requer realização de audiência pública para debater a necessidade de terceira dose da vacina contra a Covid-19", pede o documento, de autoria do presidente da comissão, Confúcio Moura (MDB-RO).
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou testes de terceira dose no Brasil, mas ainda não há nada conclusivo que aponte para a necessidade de uma nova aplicação.
"A Anvisa vem acompanhando as discussões, as publicações e os dados apresentados sobre o surgimento de novas variantes do vírus Sars-CoV-2 e seu impacto na efetividade das vacinas. Até agora, todas as vacinas autorizadas no Brasil garantem proteção contra doença grave e morte, conforme os dados publicados”, disse a agência em nota publicada em 15 de julho.
A AstraZeneca, o Instiuto Butantan e o Ministério da Saúde tem realizado ensaios clínicos com o objetivo de saber se será necessária, de fato, a reaplicação.
Com informações da Agência Brasil e da Agência Senado