O ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (sem partido/RJ), aceitou o convite do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e vai assumir a futura secretaria de Projetos e Ações Estratégicas.
À CNN Brasil, Doria confirmou o convite e afirmou que o anúncio oficial será realizado nesta sexta-feira (20).
A pasta que Rodrigo Maia vai comandar é responsável pelas iniciativas de desestatização, parcerias público-privadas (PPPs) e concessões em andamento no Estado.
Atualmente, a pasta é uma subsecretaria abrigada sob Planejamento e Gestão, mas, com o aceite de Maia, será desalojada e transformada em secretaria.
De olho em 2022
O convite de João Doria para que Rodrigo Maia se torne um de seus secretários de primeiro escalão, faz parte da estratégia do tucano para compor uma ampla aliança e palanques ao redor do Brasil às eleições presidenciais em 2022.
Após ser expulso do DEM, por ter se tornado oposição ao governo Bolsonaro, Rodrigo Maia ainda não definiu o seu futuro partidário. MDB, PSDB e PSD são alguns dos destinos que já foram aventados, porém, Maia não confirma nenhum e apenas tergiversa sobre o assunto.
Porém, a proximidade entre Doria e Maia não é nova. Desde o início da pandemia que os dois políticos se aproximaram para traçar estratégias de combate à Covid-19 e fazer oposição ao negacionismo do presidente Jair Bolsonaro.
Por fim, o governador do estado de São Paulo ganhou um apoio de peso à sua pré-candidatura presidencial: o ex-presidente Fernando Henrique (1994-2001) declarou apoio ao tucano nas prévias do PSDB, que deve ser disputada entre Doria e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.