O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), suspenso por seis meses por assediar a colega Isa Penna (PSOL-SP), foi eleito no último domingo (15) membro do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente do Estado de São Paulo (Condeca-SP) para um mandato de dois anos, entre 2021 e 2023.
O Condeca-SP é um colegiado consultivo composto por 40 conselheiros (20 titulares e 20 suplentes) que participam da elaboração das políticas públicas de atendimento à criança e ao adolescente com o governo estadual. Os integrantes são eleitos todos pela sociedade civil.
Em nota, a Secretaria de Desenvolvimento Social informou não ter responsabilidade sobre as eleições do Condeca-SP.
"O órgão é independente, formado por 40 membros (sendo 20 titulares e 20 suplentes) representantes do poder público e da sociedade civil. A eleição de seus membros ocorre de forma completamente autônoma do Governo do São Paulo e é realizada por 453 representantes de organizações da sociedade civil ligadas à defesa dos diretos das crianças e adolescentes. Na eleição realizada no dia 15 de agosto, Fernando Cury foi um dos 40 membros eleitos. Legalmente, a pasta não pode interferir na decisão."
Mandato suspenso
Em abril deste ano, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) decidiu por unanimidade suspender temporariamente o mandato do deputado Fernando Cury por 180 dias. A decisão ocorre após o parlamentar assediar sexualmente a deputada Isa Penna (PSOL).
O tempo de suspensão, que equivale a seis meses, foi o mesmo sugerido pelo relator do caso no Conselho de Ética, deputado Emidio de Souza (PT). Antes, o plenário estava discutindo a pena branda de 119 dias. Ao todo, 86 deputados votaram.
“Cury merecia ser cassado, mas essa punição aprovada é um avanço diante do que estava sendo votado anteriormente e da agressão sofrida pela Deputada Isa Penna”, avalia Emidio.
Em dezembro de 2020, uma câmera de segurança da Alesp flagrou quando o deputado passou a mão no seio da parlamentar no plenário, em um abraço por trás, durante a votação do orçamento do estado para 2021. Com a suspensão de Cury, quem deve assumir em seu lugar é o ex-deputado Padre Afonso (PV), que integrava a coligação que elegeu o deputado em 2018.
Equipe de Fernando Cury se pronuncia
Após a publicação desta matéria, a assessoria de imprensa do deputado Fernando Cury enviou uma nota informando que sua eleição para o Condeca não tem qualquer relação com seu mandato.
Confira, abaixo, a íntegra da nota.
"A respeito das eleições do Condeca-SP:
Fernando Cury tem sua atuação aprovada no Condeca-SP e a sociedade civil reconhece seu trabalho.
Fernando Cury foi reeleito para ocupar uma das 10 cadeiras, representando novamente a sociedade civil e exercerá agora seu quarto mandato dentro do conselho (sendo 2 representando anteriormente o Poder Público e 2 representando a Sociedade Civil). Além disso, Cury é presidente do Conselho, escolhido e eleito pelos seus pares da sociedade civil.
Ele foi eleito no último domingo (15) de forma democrática e exercerá novamente a função de conselheiro. É importante ressaltar que esta eleição nada tem a ver com o mandato de deputado de Fernando Cury. São coisas totalmente diferentes como explicado acima.
Vale reforçar que, a despeito das provocações e informações infundadas, cada vez mais fica clara e evidente que a narrativa de algumas figuras públicas tem como objetivo angariar curtidas e comentários e manter-se na mídia. Cabe ressaltar que a defesa do deputado, com provas contundentes, irá reparar no seu devido tempo todos os erros e falsas acusações feitas inclusive pelos veículos de imprensa"
Notícias relacionadas:
Por unanimidade, Alesp suspende Fernando Cury após assédio sexual contra Isa Penna
Isa e Emidio protocolam Mandado de Segurança para garantir punição maior a Fernando Cury na Alesp
Campanha pede cassação de Fernando Cury após Alesp decidir por pena branda
Com informações do G1