O ex-presidente Lula se encontrou nesta sexta-feira (30) com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em São Paulo. Rebelo de Sousa veio ao Brasil em razão da reinauguração Museu da Língua Portuguesa.
"Diálogo fraterno com o presidente de Portugal Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou hoje no Brasil para participar da inauguração do Museu da Língua Portuguesa. Conversamos muito sobre as relações Brasil-Portugal e União Europeia. Um agradável encontro", escreveu Lula em seu Twitter.
O encontro aconteceu na residência do Cônsul-Geral de Portugal em São Paulo.
Além de Lula, Rebelo de Sousa deve visitar o ex-presidente Michel Temer no sábado (31) e reunir-se com o presidente Jair Bolsonaro no domingo (1º), em Brasília.
"O objetivo é essencialmente a inauguração do Museu da Língua Portuguesa, que é um grande momento, grande momento", disse Rebelo a jornalistas.
Questionado pela imprensa, o presidente de Portugal negou que o encontro com Lula seja por conta da possibilidade de o petista assumir a presidência em 2023. "Não tem nada a ver com isso. A cultura, neste momento, tem um papel fundamental na convergência entre Portugal e o Brasil e esta reinauguração é um grande momento cultural, que vai para além de Portugal e Brasil", afirmou.
O presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, também participará da cerimônia de reinauguração do museu, que acontece no sábado. O local foi atingido por um incêndio em 2015, quando dois andares foram destruídos. A reabertura ao público será no domingo.
Com informações da SIC