O líder da Minoria na Câmara dos Deputado, Marcelo Freixo (PSB-RJ), usou as redes sociais nesta segunda-feira (26) para criticar o presidente Jair Bolsonaro em razão da mudança de postura sobre o aumento do fundo eleitoral. Bolsonaro havia dito que vetaria a ampliação do fundo, mas voltou atrás.
"Bolsonaro não vai vetar o aumento no fundo eleitoral porque morre de medo de desagradar seus patrões do centrão. O presidente não manda no seu próprio governo. Não passa de um fantoche, fraco e frouxo", afirmou o parlamentar no Twitter.
O presidente admitiu nesta manhã que não vai vetar a ampliação do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, o fundo eleitoral, que foi incluída na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
Em conversa com apoiadores, Bolsonaro afirmou que vai garantir que o fundo tenha R$ 4 bilhões, mais do que foi pago em 2020, R$ 1,7 bi.
Há exatamente uma semana, o discurso de Bolsonaro era outro. O presidente chegou a atacar diretamente o presidente da Câmara em exercício, deputado Marcelo Ramos (PL-AM). Na ocasião, o mandatário atribuiu ao parlamentar o aumento dos recursos.
Por isso, Ramos, que agora se diz de oposição, reagiu nesta segunda. “A verdade sempre aparece! Bolsonaro quer mais que dobrar o valor do fundo eleitoral que hoje é de 1,7 bi e ele quer passar pra 4 bi. A máscara de quem sempre quis aumentar o fundo eleitoral começa a cair!”, disparou o parlamentar.