Com prato de virado à paulista, Boulos sinaliza, mais uma vez, que deve disputar governo de SP: "Vem novidade por aí"

Primeira pesquisa de intenções de voto para o governo do estado mostrou o psolista na liderança

Reprodução/Instagram
Escrito en POLÍTICA el

O líder da Frente Povo Sem Medo, Guilherme Boulos (PSOL), usou do nome de um tradicional prato de São Paulo para sinalizar, mais uma vez, que deve disputar as eleições pelo governo paulista em 2022. Pelo Instagram, nesta segunda-feira (7), o político postou uma foto almoçando com a legenda: "Virado a Paulista. Vem novidade por aí...".

Os seguidores não demoraram para entender o recado. "Boulos no governo de SP", respondeu um deles.

Em outra postagem, Boulos anunciou uma agenda por cidades de São Paulo para dialogar com a população, o que já sinaliza uma pré-campanha. A "caravana" foi batizada, justamente, de "virada paulista".

Em abril, à Folha de S. Paulo, o psolista já havia confirmado sua intenção de ser candidato a governador. “Estou disposto a assumir o desafio de disputar o governo de São Paulo em 2022”, disse.

Pesquisa eleitoral

Em maio, foi divulgada uma pesquisa Atlas Político que mostra Boulos na liderança das intenções de voto pelo governo paulista. Ele foi candidato à prefeitura da capital paulista em 2020 e terminou o pleito em segundo lugar após disputa com Bruno Covas (PSDB) no segundo turno.

Segundo o estudo, Boulos tem 17% das intenções de voto. Em segundo lugar consta o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf (MDB), com 16,4%. O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) é o terceiro colocado, somando 14,6% das intenções de voto, e ele é seguido por Márcio França (PSB), que possui 12,5%.

Fecham a lista Arthur do Val (Patriota), que tem 6,9% das intenções de voto, e o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM), com 2,5%. Brancos e nulos somam 18%, enquanto 12,1% dos entrevistados não sabem ou não responderam.

Sem Boulos

Já em um cenário simulado sem a candidatura de Guilherme Boulos e com o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, na disputa, quem lidera é o petista Fernando Haddad, com 25,3% das intenções de voto.

Nesta situação, o segundo lugar é de Weintraub, que soma 14,9%. Ele é seguido por Skaf (13,5%), Doria, (12,2%), França (10,4%) e Arthur do Val (6,6%). 12,2% dos entrevistados disseram que vão votar em branco ou nulo e outros 4,9% não sabem ou não responderam.

O levantamento do Atlas Político contou com 1.050 entrevistas feitas em todo o estado de São Paulo entre os dias 7 e 11 de maio. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

Pelas redes sociais, Boulos comemorou o resultado não só da pesquisa Atlas como também a Datafolha que mostra Lula na liderança da disputa pela presidência da República. “A Pesquisa Atlas em SP e o Datafolha no Brasil confirmam: vamos derrotar o bolsonarismo e os tucanos em cada canto do país!”, escreveu o psolista