Os advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já venceram 14 das 17 denúncias a que o ex-presidente responde. Nesta quarta-feira (23), Lula deve ter mais uma vitória no julgamento da suspeição de Sergio Moro no Supremo Tribunal Federal (STF).
Lula já foi inocentado em três processos que respondia desde 2015. Ele foi acusado de obstrução de Justiça, formação de quadrilha e corrupção e tráfico de influência no caso da MP das montadoras. A decisão foi divulgada nesta semana.
Foram rejeitadas duas outras denúncias apresentadas por procuradores que nem chegaram a virar processos.
Outra foi trancada na Justiça por falta de indícios para seguir adiante, outras quatro foram arquivadas na fase de inquérito e quatro processos foram anuladas neste ano pelo ministro do STF Edson Fachin. Foram eles os do tríplex, do sítio, da doação de um terreno para seu instituto e de outras doações para a mesma instituição.
Lula responde ainda pela compra de 36 caças Gripen em seu governo, e por supostamente ter influenciado na liberação de financiamento do BNDES para empresas brasileiras atuarem em Angola e na Guiné Equatorial.
Notícias relacionadas:
STF define que processos contra Lula devem seguir para Brasília
STF confirma anulação dos processos de Lula e candidatura em 22 está garantida
Kassio Nunes contraria Fachin e vota contra anulação de processos de Lula no STF
Defesa de Lula entra com petição no STF para estender suspensão de Moro a outros processos
Juiz que substituiu Moro faz pirraça e não envia outros processos de Lula a Brasília
Lula é representado pelos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Zanin Martins, do escritório Teixeira Zanin Martins Advogados.
Com informações da coluna de Mônica Bergamo