"Se o governo é pior que o vírus, o povo vai pra rua". A máxima que estampou cartazes no dia 29 de maio, que marcou o primeiro protesto, está sendo cumprida à risca por milhares de manifestantes que já se encontram nas ruas de centenas de cidades em atos contra Jair Bolsonaro (Sem partido) neste sábado, 19 de junho.
Veja a lista dos atos contra Jair Bolsonaro em 409 cidades
Pelas redes sociais, os participantes distribuem fotos e vídeos das manifestações com a hashtag #19JForaBolsonaro. A Fórum transmite ao vivo as manifestações em parceria com a TV Democracia, comandada pelo jornalista Fábio Pannunzio - assista aqui.
Em Brasília, milhares de pessoas ocupam as vias e o canteiro central da Esplanada dos Ministérios. O ato contou com a adesão de povos indígenas, que foram recebidos nesta semana com bombas e balas de borracha pela polícia ao tentarem levar uma pauta de reinvidicações à Funai.
Além das bandeiras de movimentos sociais, o ato na capital federal conta com uma bandeira verde e amarela gigante
Além da manifestação com pessoas nas ruas, com uso de máscara de proteção, o ato em Brasília ainda conta com uma carreata.
o Rio de Janeiro o ato acontece nas ruas da região central e tem uma faixa gigante estendida pela União Nacional dos Estudantes (UNE) denunciando o desmonte na Educação.
Em capitais do Nordeste, como Maceió, os atos reunem milhares de pessoas e tomam as ruas.
Em João Pessoa, na Paraíba, a manifestação contou com a presença de grupos de maracatu.
Na capital paulista, a concentração do ato começa no início da tarde e deve reunir milhares de pessoas na região da Avenida Paulista.
Interior
Os atos também se espalharam pelo interior do país. Em Itamaraju, na Bahia, os manifestantes cravaram cruzres representando os mortos pela Covid-19.
Em Campinas, a região central da cidade está tomada por manifestantes com bandeiras e faixas.
Veja imagens das manifestações pelo Brasil e o mundo