O senador Humberto Costa (PT-SP) protocolou na sexta-feira (30) um requerimento para convocar o novo ministro de Relações Exteriores, Carlos Alberto França, para depor na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investiga as omissões do governo Bolsonaro na pandemia.
Segundo a coluna de Guilherme Amado, na revista Época, o objetivo da convocação é para o novo chanceler explicar os erros de seu antecessor, Ernesto Araújo, na pandemia. O senador argumenta que o novo chanceler é "uma pessoa diretamente relacionada aos fatos" e, como novo ministro, "tem a função de consertar os estragos realizados" por Araújo.
A comissão decidiu na quinta-feira (29) começar a ouvir testemunhas na próxima semana. Os primeiros a depor serão os quatro ministros da Saúde do presidente Jair Bolsonaro: Marcelo Queiroga, Eduardo Pazuello, Nelson Teich e Luiz Henrique Mandetta. O presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, também deve comparecer.
Até quinta, mais de 300 requerimentos haviam sido protocolados por senadores com pedidos de informação ou sugerindo pessoas a serem ouvidas na CPI, seja como testemunha convocada ou como convidado.