O deputado distrital Fábio Felix (PSOL) denunciou em suas redes, nesta segunda-feira (5), a desocupação truculenta de famílias de ocupação ao lado do terreno do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), por parte do governo do Distrito Federal.
“A desocupação é ilegal, pois nós temos recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para que não haja desocupação num momento de calamidade pública. Ilegal porque é uma lei aprovada por essa casa que regulamenta também as desocupações neste período que precisam ser absolutamente humanizadas, respeitando a dignidade das pessoas, as condições de assistência social e ilegal porque tem uma liminar proibindo a desocupação, que está vigorando até hoje”, disse.
Felix ainda recordou a prisão arbitrária do militante Thiago Ávila, do PSOL, ocorrida no dia 25. Ele estava no local e acabou tendo voz de prisão decretada pelo subsecretário do programa DF Legal, Alexandre Bittencourt, responsável pelas desocupações. Thiago também estava presente na desocupação desta segunda, tentando impedir o ato.
“Quem vê o vídeo vai ver o ativista Thiago mostrando a liminar pra ele em um tom baixo, conversando e o subsecretário dá voz de prisão”, disse.