A bancada do PT na Câmara dos Deputados elegeu, nesta quarta-feira (3), o deputado João Daniel (PT-SE) para disputar a segunda secretaria da Mesa Diretora da Casa. A deputada Marília Arraes (PT-PE), que também pretendia ocupar o posto, disputará o cargo como candidata avulsa.
"É muito importante garantir a presença de mulheres nos espaços de decisão! Sigo comprometida com a defesa da democracia, das conquistas sociais e de nossa população", disse a parlamentar nas redes sociais ao defender a sua candidatura avulsa.
João Daniel possui uma longa trajetória ligada às lutas populares. Filho de pequenos agricultores, ele começou a atuar na militância aos 17 anos na Pastoral da Juventude e nas Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica.
O parlamentar então passou a integrar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Santa Catarina, estado onde nasceu. Posteriormente, ajudou a organizar o movimento em outras regiões do país até chegar ao Sergipe, onde mora há cerca de 20 anos.
A Mesa Diretora é o colegiado responsável por decisões administrativas e até políticas da Câmara dos Deputados. Na terça-feira (2), pressionado por partidos de oposição, o novo presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), recuou e aceitou um novo acordo sobre a divisão dos cargos.
Com isso, a Mesa contará com sete integrantes, sendo dois não governistas. Luciano Bivar (PSL-PE) será o primeiro secretário, enquanto a primeira vice-presidência ficará com o deputado Marcelo Ramos (PL-AM) e a segunda, com André de Paula (PSD-PE).