Lobista dos interesses das grandes petrolíferas e um dos mais ferrenhos defensores do neoliberalismo, o senador José Serra, do PSDB de São Paulo, divulgou artigo nesta terça-feira (10) no site Congresso em Foco criticando duramente a proposta de autonomia do Banco Central, gestada por Paulo Guedes no Ministério da Economia e que vai à votação nesta quarta-feira (9) em regime de urgência como troca pelo apoio de Jair Bolsonaro à eleição de Arthur Lira (PP-AL) para presidência da Câmara.
"Famílias sem acesso a recursos financeiros perdem renda e emprego, com seus filhos fora da escola, lutando pela sobrevivência. Além disso, não temos orçamento público aprovado nem planejamento financeiro para ajudar essa parcela significativa da população brasileira. É neste cenário que o presidente da Câmara resolveu pautar projeto que institui a independência política do Banco Central, o que tende a aumentar, mais ainda, essa desigualdade", escreve Serra.
No texto, o tucano diz que a proposta "é moralmente perversa e deve ser rejeitada, pois a independência política de um Banco Central aumenta a já enorme barreira que separa ricos e pobres".
A jornalista Hildegard Angel deu uma invertida em Serra e lembrou o senador da "entrega do pré-sal".
"Você é insaciável. Depois de todo o mal que fez ao Brasil, com a entrega do Pré Sal urdida por você, ainda faz demagogia com a miséria do povo, cujo futuro você ajudou a destruir. Você deveria se esconder, para nos poupar o desgosto de lembrar que existe", tuitou Hild.