14 deputados da oposição votaram a favor da autonomia do BC; saiba como votou cada parlamentar

Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) estão entre os favoráveis; por outro lado, Alexandre Frota (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG) foram contrários

Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O amplo placar da Câmara dos Deputados em favor do projeto que concede autonomia ao Banco Central contou com o reforço de alguns parlamentares de partidos de oposição que decidiram trair a orientação das respectivas bancadas.

Levantamento feito pela Fórum com base no placar da votação da Câmara mostra que foram 14 parlamentares da oposição - 11 do PSB e 3 do PDT - que decidiram votar a favor da proposta. Todos os partidos do campo de oposição (PT, PSB, PDT, PCdoB, PSOL e Rede) haviam orientado contra o texto.

Entre os "traidores" das orientações estão figuras conhecidas, como Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES). Eles também haviam defendido a urgência do projeto.

Por outro lado, também houve quem "reforçasse" os oposicionistas do outro lado. Alexandre Frota (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG) estão entre os parlamentares do PSDB que votaram contra. O senador José Serra (PSDB-SP) usou as redes sociais na terça-feira (9) para dizer que a autonomia do Banco Central é “moralmente perversa”.

O placar terminou em 339 votos favor, 114 contra e uma abstenção. Essa abstenção foi de Júlio Delgado (PSB-MG).

Confira quais foram os 14 oposicionistas que votaram a favor do texto e, na sequência, a lista completa dos votos de PT, PSB, PDT, PSOL, PCdoB e Rede, em ordem alfabética:

Flávio Nogueira (PDT-PI)
Gil Cutrim (PDT-MA)
Tabata Amaral (PDT-SP)
Cássio Andrade (PSB-PA)
Emidinho Madeira (PSB-MG)
Felipe Carreras (PSB-PE)
Felipe Rigoni (PSB-ES)
Jefferson Campos (PSB-SP)
Liziane Bayer (PSB-RS)
Luciano Ducci (PSB-PR)
Ricardo Silva (PSB-SP)
Rodrigo Coelho (PSB-SC)
Rosana Valle (PSB-SP)
Ted Conti (PSB-ES)