A XP investimentos apresentou pesquisas internas que apontam qual o percentual de votos o ex-juiz Sérgio Moro (Podemos) pode tirar do presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com o levantamento, Moro pode roubar cerca de 7% dos eleitores do presidente nas eleições de 2022.
Auxiliares de Moro afirmaram que o percentual foi apresentado pela corretora durante a reunião do ex-juiz com funcionários e investidores ligados à empresa, na semana passada, em São Paulo.
Os cálculos
O cálculo aponta que na pesquisa XP, Bolsonaro tem 25% das intenções de votos. Desses, 28% responderam que Moro seria sua segunda opção de voto em 2022.
O ex-ministro da Justiça ficou tão animado que seus auxiliares andam espalhando os números em todas as conversas com políticos e mercado financeiro desde então.
Nova pesquisa
Uma nova pesquisa eleitoral sobre a disputa pela presidência em 2022 mostra que Lula (PT) estaria perto de liquidar o pleito já em 1º turno. Uma prévia do levantamento, que ainda está para ser finalizado, foi divulgada pela coluna Radar, da revista Veja, nesta quinta-feira (2).
O estudo, do instituto FSB, aponta que Lula tem 42% das intenções de voto, mais que o dobro do segundo colocado, Jair Bolsonaro (PL), que aparece com 19%. Ciro Gomes (PDT) e Sergio Moro (Podemos) aparecem com 5% cada. Ou seja, a soma das intenções de voto de Bolsonaro, Ciro e Moro representam praticamente a metade do índice de Lula.
Com informações da coluna de Igor Gadelha