De acordo com dados do OLB (Observatório do Legislativo Brasileiro), projeto mantido por pesquisadores do Iesp (Instituto de Estudos Sociais e Políticos), Jair Bolsonaro (PL) é o presidente com pior desempenho na aprovação dos projetos que envia ao Legislativo desde a redemocratização. O Iesp é vinculado à Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).
Como presidente, Bolsonaro repete o mesmo desempenho pífio que teve como deputado federal. Durante os 27 anos como parlamentar, ele teve apenas dois projetos aprovados.
Média pífia
Ele conseguiu aprovar este ano apenas 29,1% dos projetos que enviou ao Congresso, o pior desempenho de um presidente da República. No primeiro ano de seu governo, ele só aprovou 30% das iniciativas legislativas enviadas à Câmara e ao Senado.
O índice melhorou em 2020 por conta dos projetos para o enfrentamento à pandemia de covid-19, como a criação do Auxílio Emergencial e do orçamento de guerra. Mesmo assim, o governo só emplacou 42,9% de tudo que enviou ao Congresso.
O UOL pediu um posicionamento a respeito dos dados à Secom (Secretaria de Comunicação da Presidência da República) e à Secretaria de Governo, mas não obteve resposta.
Com informações do UOL