O ex-presidente Lula (PT) participou, na noite desta sexta-feira (18), em São Paulo, do 5º Congresso Nacional da Juventude de seu partido e convocou os jovens a "se movimentarem" para "mudar o país".
Durante o encontro, que contou com a participação também da presidenta da legenda, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), Lula enfatizou a necessidade de adolescentes fazerem o cadastramento eleitoral, cujo prazo termina em 4 de maio, para poderem votar nas eleições de 2022.
Apesar de liderar com folga todas as pesquisas de intenções de voto, o petista conclamou ação da militância para derrotar Jair Bolsonaro e destacou a importância da escolha de candidatos à Câmara e ao Senado. "Não é elegendo apenas um presidente que a gente muda esse país. Se a gente não tomar cuidado, o presidente vira refém do Congresso Nacional . E se o Congresso for conservador, o presidente terá muita dificuldade", declarou.
"Não adianta ficar sendo rebelde na frente da tela do computador. Nós temos que dizer pro jovem que ser rebelde é ter ação, é se movimentar. E se movimentar é escolher pessoas que tenham compromisso com o povo brasileiro para que a gente possa mudar definitivamente esse país”, disse ainda.
Ao final do congresso, Lula posou para fotos e repetiu a cena que viralizou em 2017 durante passagem pela Bahia: fez uma "sarrada no ar".