Advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin se reuniu com o diretor de cinema americano Oliver Stone, que está gravando um documentário sobre a prisão do petista.
A conversa teve como tema principal o uso estratégico das leis para alcançar fins ilegítimos nas mais diversas áreas, como o lawfare ocorrido na Operação Lava Jato. A advogada Valeska Zanin também participou do encontro.
Vencedor de dois Oscars de melhor diretor, Stone está em São Paulo para gravar o filme que terá o ex-presidente brasileiro como principal personagem. Nesta segunda e terça-feira, Lula passou o dia em filmagens com o diretor.
A produção era idealizada desde os tempos em que Lula estava preso, em Curitiba. Durante o festival de Cannes, em julho deste ano, Stone afirmou que a prisão do petista pela Lava Jato teve relação com um projeto dos Estados Unidos de “patrulhar o mundo”.
As gravações estavam marcadas para acontecer em Cuba, em dezembro de 2020, mas os brasileiros que faziam parte da comitiva foram infectados pela Covid-19 e as filmagens acabaram suspensas.
Filmagens foram feitas no ABC paulista
Lula gravou nesta semana em sua residência no ABC paulista e, segundo petistas próximos ao ex-presidente, as imagens vão integrar um documentário sobre lideranças de esquerda da América Latina.
Stone foi diretor de um documentário sobre o presidente da Rússia, Vladimir Putin. Durante um período de dois anos, o diretor realizou uma série de entrevistas com o mandatário, que viraram o filme "As entrevistas de Putin".