Deputados federais e senadores de oposição foram às redes sociais repercutir a decisão do Supremo Tribunal Federal de suspender o pagamento das “emendas do relator”, um procedimento escuso criado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que na prática institui um orçamento secreto com bilhões de reais usado na compra de votos de parlamentares por apoio ao governo de Jair Bolsonaro.
Veja algumas das manifestações brindando o veto do STF às manobras de Arthur Lira:
“PIX DE ARTHUR LIRA CANCELADO! O STF formou maioria para suspender o Orçamento Secreto! A suspensão veio a partir da ação do PSOL enviada ao Supremo. Vitória para o povo brasileiro. Basta de ficar nas mãos da base alugada do Centrão que se vende ao desgoverno e aprova projetos antipovo!” – Deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS)
“Uma vitória, sobretudo, do povo! A maioria dos ministros do STF votou para suspender os repasses do orçamento secreto. Além disso, Governo e Congresso devem adotar medidas de TRANSPARÊNCIA e publicidade. Grande dia!” – Senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
“Sempre confiei que o STF cumpriria seu papel de guardião da Constituição. As democracias não comportam segredos. Orçamento é público, não tem dono e precisa respeitar a isonomia da representação. Fora disso é a repetição do clientelismo e corrupção” – Senador Renan Calheiros (MDB-AL), relator da CPI do Genocídio
“6 x 0 NO STF!!! A MAIORIA DOS MINISTROS VOTOU PELA SUSPENSÃO DAS EMENDAS DE RELATOR!!!” – Deputado Marcelo Freixo (PSB-RJ)
“ACABOU A FARRA! STF já tem 6 a 0 pela inconstitucionalidade das emendas de relator. A ação do PSOL acaba com a compra de votos descarada. Perdeu, Lira, acabou o Bolsolão!” – Deputado Ivan Valente (PSOL-SP)
“URGENTE! O STF formou maioria para suspender os pagamentos do orçamento secreto. É, sem dúvida, uma decisão importantíssima para o Brasil, que vê a democracia corroída pelo toma lá, dá cá, enquanto o povo passa fome. Seguimos na luta pela transparência no uso do dinheiro público” – Deputado Alessandro Molon (PSB-RJ)
“VITÓRIA! O plenário do STF forma maioria e mantém a decisão de Rosa Weber que suspende a distribuição das emendas de relator. O orçamento secreto é um escândalo!” – Deputada Luiza Erundina (PSOL-SP)
“6 a 0. Com esse resultado o STF deu um STOP no Tratoraço.” – Deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC)