A União Brasil - fusão do PSL com o DEM - perdeu um de seus possíveis trunfos para as eleições de 2022. O apresentador José Luiz Datena, do policialesco Brasil Urgente, decidiu que irá se filiar ao PSD de Gilberto Kassab quatro meses após ingressar no PSL.
Segundo informações da CNN Brasil e de O Globo, o apresentador informou à direção do PSL que vai abandonar a legenda e migrar para o partido de Kassab.
O PSD tem feito "aquisições" importantes para o pleito de 2022, como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. Pacheco é apontado como o presidenciável da legenda.
Com a postulação de Pacheco pelo PSD, Datena abandona, mais uma vez, ambições presidenciais e deve focar em uma vaga no Senado por São Paulo. O PDT chegou a sondar o apresentador para que ele entrasse na legenda e se lançasse como possível vice de Ciro Gomes.
Segundo a jornalista Daniela Lima, da CNN, a chegada do apresentador aproxima ainda mais o ex-governador Geraldo Alckmin do partido de Kassab. Insatisfeito no PSDB, Alckmin pretende concorrer contra o candidato de Doria ao governo de São Paulo.