O site do diretório do PDT do Rio de Janeiro, comandando por Carlos Lupi, publicou neste sábado (13) um texto em defesa de Daniel Ortega, eleito para o quinto mandato consecutivo como presidente da Nicarágua.
Ele é acusado de atropelar diversas regras democráticas durante o pleito, como mandar prender candidatos de oposição e violar os direitos humanos. Ortega é visto, inclusive, como uma figura política que deturpou o próprio movimento popular sandinista na Nicarágua.
Lideranças e apoiadores do PDT, como o cantor Tico Santa Cruz e o presidente do partido em São Paulo, Antonio Neto, criticaram a publicação do texto. "Tá complicado em @PDT_Nacional … toda hora uma escorregada feia!", escreveu Santa Cruz, que foi a público criticar a legenda após a maioria dos deputados ter sido a favor da PEC dos Precatórios durante votação na Câmara dos Deputados.
Já Neto disse que "saudar Ortega é um atentado contra a memória do grande líder Augusto Cesar Sandino", que comandou a rebelião contra a presença militar dos Estados Unidos na Nicarágua entre 1927 e 1933. "O Governo de Ortega é a degeneração dos sonhos Sandinistas. Não há mais nenhum resquício do vitorioso processo revolucionário", escreveu o pedetista.
"Minhas críticas a Ortega vão muito além do fraudulento processo eleitoral, soma-se a isso o desprezo pelos direitos humanos, a perseguição letal de opositores e uma dinastia arrogante e anti-povo. Ortega reprime a luta de massas, a participação popular, greves, a organização popular e o direito de divergir", continuou.
Ele destacou, ainda, que o "discurso anti-imperialista" de Ortega virou "apenas uma forma oportunista de tentar ganhar algum apoio da comunidade internacional", já que sucumbe a submeter o país "aos interesses espúrios daqueles que o presidente diz enfrentar".
"Não é a toa que Ortega sempre incomodou menos que outros líderes verdadeiramente comprometidos com a luta pela emancipação e pela Soberania popular", finalizou Neto.
Em um extenso texto, o jornalista e correspondente em Brasília da TeleSur, Beto Almeida, narra a cobertura das eleições gerais realizadas no dia 7 de novembro e exalta "a legalidade e normalidade" do processo eleitoral.
A publicação foi apagada do site do PDT. Apesar do link ainda existir na internet, aparece um aviso de que o conteúdo não está mais disponível.
Site do PT publicou texto em defesa de Ortega
O PT também foi criticado após ser divulgada uma nota pela secretaria de Relações Internacionais do partido que saudava a realização das eleições na Nicarágua e a vitória de Ortega e sua esposa.
Porém, a presidenta do partido, Gleisi Hoffmann, desautorizou a nota argumentando que não houve decisão partidária. Ela ainda foi ao ponto: é preciso que governo e oposição respeitem a democracia e que seja respeitado o direito à autodeterminação. A publicação foi apagada.