A fusão do DEM e o PSL foi aprovada nesta quarta-feira (6), nas respectivas convenções dos dois partidos. Surge a partir disto, o União Brasil, maior partido de direita do país.
A sigla adotará o número 44 nas urnas e terá 82 parlamentares, a maior bancada na Câmara dos Deputados, além de oito representantes no Senado Federal.
A proporção é comparável com a bancada do PFL, que em 1997, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB), chegou a contar com 103 deputados, o vice-presidente Marco Maciel e o presidente do Senado Antônio Carlos Magalhães.
Com a fusão, o PT segue como segundo maior partido, com 53 representantes. Logo a seguir virá o PP, partido do atual presidente da Câmara, o deputado Arthur Lira, com 42 parlamentares.
A nova legenda vai disputar as eleições estaduais com pelo menos 12 nomes como cabeças de chapa. A estimativa dos dirigentes da legenda é de que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) homologue a fusão até fevereiro, antes da janela de troca de desfiliações em março.