Com a primeira-dama Michelle Bolsonaro vestida de palhaça, o governo federal lançou, na última quarta-feira (20), uma campanha chamada "Respeitável Circo!", destinada a artistas e produtores do ramo circense. O secretário especial de Cultura, Mário Frias, que também estava presente, criticou a classe artística.
"Hoje, lançamos uma importante campanha de valorização do circo. Uma área por muito tempo desvalorizada, por não servir ao glamour que movimentava a elite artística que monopolizava as verbas públicas da Cultura", escreveu em publicação no Twitter.
Segundo o secretário, na sua gestão o circo "será prioridade". "Hoje, iniciamos um novo olhar, um em que a política pública está voltada ao homem comum e toda a sua simples e extraordinária cultura. Este é um governo dedicado a colocar num altar sagrado todas as expressões culturais populares que, outrora, foram solenemente ignoradas", disse.
Na cerimônia, não foram apresentados detalhes específicos da iniciativa. A Funarte apenas apresentou uma cartilha com sugestões para que gestores municipais resolvam problemas como a falta de terreno adequado para montagem de lonas.
De forma abrangente, o governo também anunciou ações para a inclusão das populações itinerantes (circenses, ciganos e em situação de rua) no ConecteSus; e a doação de brinquedos pelo Programa Pátria Voluntária.
Também foi apresentado o Selo Município Amigo do Circo, uma premiação nacional para cidades que apoiam o setor e que deve ocorrer no primeiro semestre de 2022. "Sabemos o quanto o mundo precisa de sorrisos. E essa é a missão do circo: impactar vidas por meio da arte", disse Michelle.
Outras autoridades estiveram presentes, como o presidente da Funarte, Tamoio Marcondes, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, além do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.