O deputado federal Baleia Rossi (MDB-SP), presidente nacional do MDB, usou as redes sociais na noite desta segunda-feira (4) para celebrar o apoio do PT a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados. Dentre os partidos que haviam indicado a participação em uma união contra Arthur Lira (PP-AL), o PT era o mais resistente a Rossi.
"A #FrenteAmpla ficou ainda maior. O PT anunciou apoio a nossa candidatura. É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente. Somos 11 partidos diferentes. Divergimos em muitos assuntos. Mas estamos juntos na defesa de uma democracia viva e forte!", tuitou o parlamentar.
Nesta segunda, a bancada do PT aprovou por uma maioria apertada o apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) para a presidência da Câmara. A decisão terminou em 27 a 23 a favor de Rossi. A minoria defendia uma candidatura própria em primeiro turno e apoio ao emidebista no segundo. Veja aqui como votou cada parlamentar.
Após a decisão o PT divulgou uma carta afirmando que "esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados". Bolsonaro defende Arthur Lira.
Além disso, PT, PCdoB, PSB, PDT e Rede divulgaram uma carta destacando as questões que foram pactuadas com o deputado. Segundo eles, haverá prioridade “a projetos que garantam efetivamente o direito à vida e à saúde, por meio do adequado enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, entre outros tópicos que incluem acesso universal à vacina, renda emergencial e/ou ampliação do Bolsa Família, geração de emprego, segurança alimentar com apoio à agricultura familiar e assentamentos de reforma agrária, tributos sobre a renda dos mais ricos e defesa dos direitos da classe trabalhadora".