O PT decidiu, junto a outros partidos de oposição, na tarde desta segunda-feira (4), declarar apoio à candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. Rossi é o candidato do atual presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A decisão da bancada petista, a maior da Câmara, entretanto, não foi unânime. Pelo contrário. Foram 27 votos favoráveis à candidatura de Rossi e 23 por uma candidatura própria ou de esquerda. Um deputado (Zé Neto) se absteve e Vander Loubet não participou da votação.
De acordo com os petistas que votaram favoravelmente à candidatura de Baleia Rossi, o apoio se dá pela necessidade de derrotar o candidato de Jair Bolsonaro, Arthur Lira (PP-AL).
"O PT entende que esta aliança é necessária para derrotar as pretensões de Jair Bolsonaro de controlar a Câmara dos Deputados", diz carta assinada por Gleisi Hoffmann e pelo líder do partido na Câmara, Enio Verri.
“Após reunião, nós, os partidos de oposição, PT, PCdoB, PSB, PDT e Rede, anunciamos o apoio à candidatura de Baleia Rossi. O apoio a essa candidatura é ancorado em torno de questões fundamentais para o funcionamento da Câmara: a defesa intransigente da Constituição a autonomia e independência do Poder Legislativo e a plataforma de preservação dos direitos, que é fundamental para garantir a votação de matérias que tenham compromisso com o povo, a defesa da Vacina”, disse o líder da Minoria na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), após a deliberação.
Já a deputada Natália Bonavides (PT-RN), uma das que votou por uma candidatura própria do PT, objetou pelas redes sociais. "Por uma maioria de 4 votos na bancada do PT, foi aprovado o apoio a Baleia Rossi nas eleições da Câmara. Considero uma decisão muito ruim! Ela fortalece um setor da direita que foi articuladora do golpe e é cúmplice da eleição de Bolsonaro. Precisamos de outra linha política!", escreveu a parlamentar.
Confira, abaixo, como votou cada deputado do PT na reunião que definiu o apoio ao candidato de Rodrigo Maia.
Apoio a Baleia Rossi
Airton Faleiro
Alencar Santana Braga
Alexandre Padilha
Benedita da Silva
Beto Faro
Carlos Veras
Carlos Zaratini
Enio Verri
Erika Kokai
Gleisi Hoffmann
João Daniel
José Airton Félix Cirilo
José Guimarães
Leo de Brito
Leonardo Monteiro
Marília Arraes
Merlong Solano
Nilto Tatto
Patrus Ananias
Paulão
Paulo Guedes
Paulo Pimenta
Professora Rosa Neide
Rejane Dias
Rubens Otoni
Valmir Assunção
Vicentinho
Candidatura própria
Afonso Florense
Arlindo Chinaglia
Bohn Gass
Célio Moura
Frei Anastacio Ribeiro
Helder Salomão
Henrique Fontana
Jorge Solla
José Ricardo
Joseildo Ramos
Marcon
Maria do Rosário
Natália Bonavides
Odair Cunha
Padre João
Paulo Teixeira
Pedro Uczai
Reginaldo Lopes
Rogério Correia
Rui Falcão
Waldenor Pereira
Zé Carlos
Zeca Dirceu