A campanha de Arthur Lira (PP-AL), candidato de Jair Bolsonaro (sem partido) à presidência da Câmara dos Deputados, acredita que já tenha garantidos 217 votos na eleição da próxima segunda-feira (1º). O dado consta de uma planilha interna da campanha, obtida pelo jornal O Globo. São necessários 257 votos para que o pleito se decida em primeiro turno.
Entre os votos computados como certos pelo pessoal de Lira, está o de Tabata Amaral (PDT-SP). No entanto, a parlamentar tem se manifestado em suas redes sociais contra o candidato de Bolsonaro. E fez, inclusive, uma declaração pública de voto em Baleia Rossi (MDB-SP), principal oponente de Lira. A publicação foi feita na noite desta quinta-feira (28).
João Campos (PSB-PE), prefeito de Recife e namorado de Tabata, tem articulado a favor de Lira mesmo contra a determinação do partido.
Baleia é o candidato do atual presidente da casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Além disso, partidos de oposição também o apoiam, como o PT, PSB e PDT. Isso para evitar que Bolsonaro controle o Legislativo com a vitória de seu candidato.
Na contabilidade dos apoiadores de Lira obtida pelo Globo, Baleia Rossi teria 125 votos. Outro emedebista, Fábio Ramalho (MDB-MG), contaria com 2. E 147 deputados aparecem como não tendo respondido.
Como o voto é secreto, deputados podem votar contra a orientação de seus partidos sem terem que revelar a “rebeldia”.
Na planilha de Lira, não consta nenhum parlamentar do PT apoiando o candidato do governo Bolsonaro.