Rui Costa vai na contramão de Doria e descarta retorno às aulas na Bahia: "Educação só transforma quem tá vivo"

" Não podemos retornar [com as aulas] em um momento em que está crescendo o número de contaminados e de óbitos", disse o governador da Bahia; assista

Governador da Bahia, Rui Costa - Foto: Divulgação
Escrito en POLÍTICA el

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), declarou nesta quinta-feira (28) que o estado não tem previsão para a volta às aulas presenciais em razão do recrudescimento da pandemia do novo coronavírus que tem acontecido em janeiro.

"Ninguém mais do que eu quer ver o retorno das aulas. É a educação que transforma a vida das pessoas. Só que a gente só transforma a vida de quem está vivo", afirmou o governador em entrevista coletiva.

"Estamos vendo o colapso em alguns estados, como Amazonas, Rondônia e Acre, e na Bahia o número de mortes cresceu. Vamos passar, infelizmente, de 1 mil óbitos em janeiro. Não podemos retornar [com as aulas] em um momento em que está crescendo o número de contaminados e de óbitos. Nós estaríamos colocando em risco todo mundo, tanto os jovens quanto os professores e trabalhadores das escolas", completou.

Costa destacou que o estado havia se programado para retomar as aulas em entre outubro e novembro de 2020, mas acabou desistindo por orientações de especialistas. "Infelizmente eu fui alertado naquele momento pelos técnicos que ia subir aceleradamente a curva de contaminação. Lamentavelmente foi o que ocorreu", disse. O governador afirma que está trabalhando para diminuir a contaminação e poder apresentar em 20 ou 30 dias um plano de retomada das aulas.

A postura de Costa contraria a do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que impôs através de um decreto o retorno presencial às aulas nas redes públicas e privadas no início de fevereiro. A decisão foi derrubada judicialmente nesta quinta-feira (28) após ação apresentada pelo Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp).

Desde a última segunda-feira (25) todas as sete regiões do estado de São Paulo, por imposição do próprio governo, entraram na fase vermelha, em que apenas serviços essenciais podem permanecer abertos. Mesmo assim Doria pretendia manter a volta presencial das aulas.

ASSISTA:

https://twitter.com/costa_rui/status/1354843557585166341