Conselho de Administração da PUC-SP veta Guilherme Boulos como professor convidado

Veto foi criticado pelo professor Reginaldo Nasser, um dos autores do convite. Boulos daria aulas de demandas por políticas públicas no mestrado sobre Governança Global

Guilherme Boulos - Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

O Conselho Superior de Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) vetou a contratação de Guilherme Boulos, líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) e candidato derrotado à prefeitura de São Paulo pelo PSOL, como professor convidado do mestrado em Governança Global, na área de Relações Internacionais, após o nome dele ter sido aprovado por todas as instâncias da universidade.

"Conversamos a respeito de convidar o Boulos para ser professor durante um semestre. O novo estatuto da Puc admite essa possibilidade. Então, fizemos o encaminhamento para as instâncias acadêmicas e foi subindo, foi aprovada, desde dezembro. Ontem nós recebemos a notícia que o pedido foi indeferido ad referendum. Ou seja, tem o Conselho Superior de Administração, que chama Consad, composto por dois padres e a reitora. E pelo que parece foi a reitora - estamos esperando os documentos - indeferiu dizendo que estava fora do prazo", diz Reginaldo Nasser, Professor do Departamento de Relações Internacionais da PUC-SP e um dos autores do convite.

Para Nasser, a atitude da reitora Maria Amália Pie Abib Andery é injustificável e gerou mal-estar na comunidade acadêmica.

"Teoricamente estava fora do prazo, mas sabemos que, na Puc, todos os processos, ainda mais em pandemia, tem uma certa flexibilidade. Ainda mais que é um professor visitante. Isso seria totalmente contornável. Então, todos nós estranhamos muito, porque quando colocamos a notícia professores e alunos se manifestaram muito contentes. Inclusive o argumento é que ele abordaria políticas públicas, com toques internacionais. Na justificativa, colocamos que ele tem uma boa experiência com movimentos sociais, de demanda de política pública. e como candidato, mais ainda. Enfim, traria uma contribuição muito grande para a formação prática dos alunos", diz Nasser, ressaltando que se trata de um mestrado profissional.

Em publicação nas redes sociais, Nasser criticou a medida e disse que "pelo jeito a PUC(SP) esta mais com tendência Pondé do que Boulos".