Contrato firmado pelo BNDES vai entregar Jalapão, Ibitipoca entre outros 24 parques naturais à iniciativa privada

A entidade firmou contratos há menos de um mês com seis estados, a fim de oferecer suporte para concessão de 26 parques

Jalapão. Foto: Bild-von-vanessaobrzut-auf-Pixabay
Escrito en POLÍTICA el

Parques como Jalapão (TO), Ibitipoca (MG), Rio Doce (MG) e Dois Irmãos (PE) estão entre as unidades de conservação previstas pelo BNDES para entrar, até dezembro, na fila de uma série de concessões que deverão ser entregues à iniciativa privada.

A entidade firmou contratos há menos de um mês com seis estados, a fim de oferecer suporte para concessão de 26 parques, com foco na exploração do turismo sustentável e preservação ambiental.

Já estão com parcerias definidas Bahia, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Tocantins.

“A nossa ambição é mudar a realidade do setor de parques no Brasil. O país tem cerca de 450 unidades de conservação, mas hoje somente 18 têm concessionárias. Temos um grande potencial a ser desenvolvido nesse setor”, afirma Pedro Bruno, superintendente de Governo e Relacionamento Institucional do BNDES.

O BNDES tem como objetivo do programa de estruturação de concessões apoiar os estados em todas as etapas dos projetos. Serão realizados diagnósticos socioambientais, elaboração de modelagens econômico-financeiras, desenho de planos de negócios e apoio à ida desses projetos ao mercado até a licitação.

Com informações do Globo

Reporte Error
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar