Diante do menosprezo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pela pandemia do novo coronavírus, que já matou mais de 207 mil pessoas no país, a população de Belo Horizonte resolveu dar um basta. E marcou para as 16h do dia 23 uma carreata para pedir o impeachment do titular do Planalto.
A manifestação está sendo organizada por meio de um perfil no Twitter. O texto que convoca para o ato deixa claro seu objetivo.
“Chega de negacionismo da pandemia! Chega de extremismo! Chega de glorificação do autoritarismo! Chega de irresponsabilidade e incompetência! Chegou a hora de nos mobilizarmos pelo impeachment do Bolsonaro! Pela saúde e pela vida dos brasileiros! Vacina Já!”, escreveram os organizadores.
A forma escolhida, uma carreata, é justificada como uma maneira de manifestação em que a população mostre sua indignação minimizando os riscos de ampliar a transmissão do novo coronavírus. “Como estamos em meio a segunda onda da Covid-19, com o crescimento de casos em Minas Gerais, a única maneira de protestar com segurança é por meio de carreata”, justificaram.
Assim, o ato contra Bolsonaro pretende inclusive ser uma antítese das aglomerações que o titular do Planalto promove, com apoiadores sem máscara. Bolsonaro minimiza a gravidade da pandemia e, como se não bastasse, joga dúvidas sobre as vacinas. Além disso, diz que não vai tomar o imunizante, incentivando seus seguidores a fazerem o mesmo.
Veja a convocação.