O presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) afirmou a apoiadores na saída do Palácio da Alvorada, nesta terça-feira (12), que a montadora americana Ford não falou a verdade quando anunciou que vai sair do Brasil. De acordo com o presidente, a empresa queria mais subsídios.
“Lamento os cinco mil empregos perdidos. Mas o que a Ford quer? Faltou a Ford dizer a verdade. Querem subsídios. Vocês querem que continuem dando R$ 20 bilhões para eles, como fizeram nos últimos anos? Dinheiro de vocês, do imposto de vocês”, afirmou.
Bolsonaro disse ainda que a empresa vai sair do país porque "perdeu para a concorrência" e "em um ambiente de negócios, quando não se tem lucro, se fecha".
A montadora anunciou nesta segunda-feira o fim da produção de veículos no Brasil. A empresa vai fechas as suas três fábricas remanescentes no país, em Camaçari (BA), Taubaté (SP) e Horizonte (CE).
“A produção será encerrada imediatamente em Camaçari e Taubaté, mantendo-se apenas a fabricação de peças por alguns meses para garantir disponibilidade dos estoques de pós-venda. A fábrica da Troller em Horizonte continuará operando até o quarto trimestre de 2021. Como resultado, a Ford encerrará as vendas do EcoSport, Ka e T4 assim que terminarem os estoques”, diz nota divulgada pela empresa.
Segundo a montadora, “a continuidade do ambiente econômico desfavorável e a pressão adicional causada pela pandemia deixaram claro que era necessário muito mais para criar um futuro sustentável e lucrativo”.
Com informações do Globo