Governador interino do Rio investe em aproximação e pede reunião com Bolsonaro

Visto como aliado pelo presidente, Cláudio Castro (PSC) quer aproveitar o encontro para discutir a renovação do ajuste fiscal do estado com a União

Cláudio Castro, governador interino do Rio (Foto Carlos Magno/Governo do RJ/Divulgação)
Escrito en POLÍTICA el

O governador interino do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PSC), que assumiu após o afastamento de Wilson Witzel (PSC), está tentando se reunir com o presidente Jair Bolsonaro. Visto como um aliado pelo ex-capitão, Castro estaria investindo na aproximação com o Planalto para construir apoio político e resolver questões do Estado.

Uma das questões a serem discutidas, segundo o jornal Extra, seria a renovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do estado. O prazo para uma eventual renovação termina na sexta-feira (4) e, até então, o Rio defendia a prorrogação automática do ajuste fiscal, enquanto a Fazenda Nacional queria uma solicitação e uma nova homologação do presidente.

Castro, que também é investigado por suspeita de corrupção na mesma operação que afastou o governador, estaria cogitando sair do PSC, em um claro gesto para se distanciar de Wilson Witzel. A saída também serviria para Castro desvincular sua imagem do Pastor Everaldo, presidente da sigla e preso na última semana.

Apesar de também ser alvo de investigação, o governador interino já tem se portado como novo titular do cargo. Segundo o jornal Extra, ele convocou uma reunião para esta segunda-feira (31) com todo o secretariado, na qual será discutida a questão da volta às aulas presenciais e o aumento do número de casos de Covid-19.