O presidente Jair Bolsonaro criticou nesta quarta-feira (19) o uso de máscaras de proteção em meio à pandemia do novo coronavírus. A utilização é recomendada pela Organização Mundial da Saúde como forma de conter a contaminação pelo Sars-CoV-2.
"Tem algum médico aí? A eficácia dessa máscara é quase nula", disse o presidente em conversa com apoiadores no cercadinho do Palácio do Alvorada na tarde desta quarta.
Os bolsonaristas então, reforçaram a tese. "Também não concordo, não. Acho que não deveria ter máscara porcaria nenhuma", disse um deles.
O uso de máscaras pela população em geral é um recomendação da Organização Mundial da Saúde, de entidades como a Fiocruz e do próprio Ministério da Saúde - desde abril.
Em nota publicada no site como tira-dúvidas, a Fiocruz aponta o seguinte: "Segundo o Ministério da Saúde, além de eficiente, a máscara é um equipamento simples, que não exige grande complexidade na sua produção e pode ser um grande aliado no combate à propagação do coronavírus no Brasil, protegendo você e outras pessoas ao seu redor".
Veto
Nesta quarta-feira, a Câmara dos Deputados e o Senado derrubaram um veto do presidente que tinha como objetivo impedir a obrigatoriedade de uso de máscaras de proteção em ambientes fechados, como escolas e igrejas. Na Câmara, o placar foi de 454 a 14 enquanto no Senado foi de 63 a 2.
Assista, em 4min 30 seg:
Com informações do O Globo