Coalizão Negra protocola pedido de impeachment de Bolsonaro na quarta-feira

“Ele tratou com absoluto descaso a pandemia que vivemos", disse a advogada Sheila de Carvalho

Jair Bolsonaro - Foto: Marcos Corrêa/PR
Escrito en POLÍTICA el

A Coalizão Negra por Direitos anunciou que vai apresentar na próxima quarta-feira (12) o 56º pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Segundo as 150 organizações que compõem a coalizão, Bolsonaro cometeu crime de responsabilidade com relação à violação aos direitos constitucionais à vida e à saúde, ao Livre Exercício dos Poderes, à segurança interna e à probidade administrativa.

Para a advogada Sheila de Carvalho, que compõe a coalizão, o presidente é tem responsabilidade nas 100 mil mortes provocadas pelo novo coronavírus. "Isso ocorre pelo menosprezo e negligência com o qual o presidente atuou no combate a pandemia do coronavírus. O não-combate já que ele não realizou as medidas determinadas por lei para salvar a vida de brasileiros”, declarou ao Alma Preta.

“Ele tratou com absoluto descaso a pandemia que vivemos. Quando foi questionado sobre as mortes, o presidente alegou que não era coveiro. O pedido de impeachment busca evidenciar que ele não era o coveiro, ele é o ceifador. É um chefe do executivo que atua com pleno desprezo a vida, praticando racismo estrutural para deixar morrer milhares de brasileiros. A maior parte das vítimas são negras e pobres”, completou.

Trecho do documento que será apresentado pela entidade diz que "Bolsonaro atuou na pandemia do coronavírus, descumprindo o seu dever constitucional de garantia aos direitos constitucionais e universais à vida e à saúde".

O texto ainda destaca os atos de Bolsonaro que "apoiaram direta ou indiretamente manifestações populares que demandam o fechamento do Congresso Nacional e Supremo Tribunal Federal" e ações de "improbidade administrativa relacionados à interferência no exercício de funções públicas para favorecimento de familiares".

A compra massiva de hidroxicloroquina, a gestão da Fundação Palmares e ataques à liberdade de expressão e limitação ao acesso à informação também aparecem no documento.

"A Coalizão Negra por Direitos insta o Presidente da Câmara Federal, Sr. Rodrigo Maia, solicitar a abertura de procedimento de impeachment contra o Presidente da República Sr. Jair Bolsonaro, e o consequente afastamento do cargo e perda do mandato pelos crimes de responsabilidade ao exercício dos direitos políticos, individuais e sociais, pelas violações ao livre exercício dos poderes, pelos crimes que atentam à probidade administrativa e à segurança interna", cobram.

Com informações do Alma Preta e da Coalizão Negra por Direitos