Pesquisa de opinião realizada pelo Instituto DataIlha sobre as eleições municipais de novembro em São Luís mostra um crescimento do candidato Rubens Pereira Júnior, do PCdoB. O levantamento mostra que o apoio do governador Flávio Dino e do ex-presidente Lula podem ser decisivos.
Em um cenário da pesquisa encomendada pelo jornalista Jorge Vieira, que aponta que Rubens é apoiado por Lula e integra o partido de Dino, o pré-candidato alcança os 20,6% dos votos e encosta em Eduardo Braide (Podemos), que lidera a corrida com 33,6%. Na pesquisa estimulada, ele aparece apenas em sétimo lugar com 3,5%.
Lideranças do PCdoB destacam o crescimento de Rubens com relação às pesquisas anteriores. "Tem muito caminho ainda pela frente. Muito a conversar sobre São Luís e o futuro. Mas o importante é que a caminhada já começou", publicou o perfil oficial da legenda ao compartilhar o resultado do levantamento realizado entre 13 e 15 de julho com 1.014 pessoas.
O PT ainda não formalizou o apoio a Rubens, mas lideranças da sigla indicam que pode ser formada a união. Honorato Fernandes, presidente do PT de São Luís e único vereador da sigla na Câmara, afirmou ao portal Imirante que há 80% de chance do partido entrar na coligação.
Além do PT, Rubens já conta com o apoio de Progressistas, DC, Cidadania e PMB.
Com informações do Blog do Jorge Vieira e do G7 Maranhão