Escrito en
POLÍTICA
el
O ex-presidente Lula vai depor na Justiça Federal de Brasília na próxima terça-feira (11) sobre uma das ações da Operação Zelotes. Lula é acusado de editar uma medida provisória (MP) para favorecer empresas em troca de propina. O ex-presidente será interrogado pelo juiz Vallisney Oliveira, da 10ª Vara Federal de Brasília.
A defesa do ex-presidente, os advogados Cristiano Zanin e Valeska Martins, chegou a pedir que o depoimento fosse realizado por videoconferência. No entanto, ambos convenceram Lula de que o melhor seria comparecer presencialmente, para estar frente a frente com o juiz.
No depoimento, Lula deve explicar, mais uma vez, que nunca recebeu benefícios ou praticou tráfico de influência para favorecer empresas. O ex-presidente também vai afirmar que a medida provisória foi originalmente editada pelo seu antecessor, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e que a renovação da mesma, em seu mandato como presidente, era uma "decisão natural".
No mesmo âmbito da Operação Zelotes, a corregedoria do Ministério da Economia, sob gestão de Paulo Guedes, arquivou nesta segunda-feira (3) o processo administrativo que investigava o Bradesco. A operação era responsável pela investigação de casos de corrupção envolvendo o banco e agentes públicos no Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).