O vereador Leonel Brizola (PSOL-RJ), neto do ex-governador do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, foi às redes sociais nesta segunda-feira (7) para repudiar a entrega de uma medalha que leva o nome de seu avô ao presidente Jair Bolsonaro
A Câmara Municipal de Queimados, no Rio de Janeiro, concedeu a Bolsonaro a medalha de honra ao mérito Leonel de Moura Brizola, considerada a maior honraria da Casa. A homenagem foi aprovada em novembro, segundo informações da Folha de S.Paulo.
Para o neto de Brizola, a entrega da medalha ao presidente é algo "completamente incompatível" com a história de seu avô.
"É com sentimento de incredulidade misturado com o de revolta que repudio a entrega da medalha Leonel Brizola, a maior honraria da Câmara de Queimados, ao filhote da ditadura, Bolsonaro. Inadmissível e completamente incompatível com a história de luta do meu avô. Não passarão", escreveu no Twitter.
Contudo, para o vereador José Carlos Leal Nogueira (PSDB), autor da proposta de homenagem, não há problema na homenagem. “Vejo o Leonel Brizola como político”, disse, em entrevista à Folha.