Jones Manoel ironiza arrependimento de Gabeira com Bolsonaro: “O que é isso, companheiro?”

Jornalista escreveu que subestimou o perigo que Bolsonaro representava em 2018: “Vamos acordar do pesadelo”

Jones Manoel - Foto: Reprodução/Facebook
Escrito en POLÍTICA el

O historiador Jones Manoel usou suas redes sociais para ironizar as declarações do jornalista, escritor e comentarista político da GloboNews, Fernando Gabeira. Em artigo publicado em O Globo, na segunda-feira (21), Gabeira reconheceu que subestimou o mal que Jair Bolsonaro poderia causar ao país.

“O cara fala que quilombola se pesa por arroba, polícia atirar para matar, excludente de ilicitude, apoia tortura, milícia, grupo de extermínio. E depois disso tudo, dizem apenas um ‘me enganei’? (para ficar só no exemplo do racismo). O que é isso, companheiro?”, postou o historiador, em referência ao conhecido livro de autoria de Gabeira.

“O que é isso, companheiro?” foi escrito em 1979, depois do retorno do exílio do escritor e jornalista. O livro aborda a experiência de Gabeira na luta armada contra a ditadura militar, o sequestro do embaixador norte-americano, Charles Elbrick, sua prisão e exílio na Europa, durante os anos 1970.

https://twitter.com/_makavelijones/status/1341233757546799104

Perigo subestimado

“Percebo agora como subestimei o perigo que Bolsonaro representava em 2018. Calculava apenas a ameaça à democracia e contava com os clássicos contrapesos institucionais: STF e Congresso, imprensa. Não imaginei que um presidente poderia enfrentar uma tragédia como o coronavírus ou precipitar dramaticamente a tragédia anunciada pelo aquecimento global”, afirmou Gabeira, em seu artigo.

“Não tenho dúvidas de que também vamos acordar do pesadelo. Mas uma importante tarefa, assim como aconteceu com uma geração de intelectuais alemães no pós-guerra, será estudar as causas disso tudo: as raízes no imaginário nacional que nos tornam tão vulneráveis à barbárie, tão seduzidos pelo discurso da estupidez”, completou o escritor.