Doria aumenta em quase 70% verba de publicidade para 2021

O aumento previsto para 2021 é uma forma de driblar a legislação eleitoral. O orçamento para publicidade no primeiro semestre do ano eleitoral não pode ser maior do que a média dos primeiros semestres dos três anos anteriores

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De acordo com a Lei Orçamentária Anual (LOA), aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado (Alesp), na madrugada da última sexta-feira (18), o governo João Doria (PSDB) vai ter um gasto previsto com publicidade 69% mais alto no ano que vem.

O aumento projeta também um orçamento maior para 2022, quando o governador deverá disputar uma vaga à Presidência da República.

A previsão do orçamento já aprovado é a de gastar R$ 153,2 milhões em 2021 ante aos R$ 90,7 milhões projetados para este ano, já corrigida a inflação. Se for confirmada a execução ao longo do ano, a reserva com esse item do orçamento será a maior em cinco anos, conforme informações da repórter Brenda Zacharias, no Estadão deste domingo.

A secretaria confirma a estimativa, mas afirma que o montante está abaixo da média dos últimos dez anos. O governo diz ainda que a dotação de 2020 foi a menor em 11 anos.

O aumento previsto para 2021 é uma forma de driblar a legislação eleitoral. De acordo com o artigo 73 da lei nº 13.165, o orçamento para publicidade no primeiro semestre do ano eleitoral não pode ser maior do que a média dos primeiros semestres dos três anos anteriores.

Com informações do Estadão