Mulheres do PT soltam nota de solidariedade à Isa Penna e repúdio a Fernando Cury

“Não pode haver conivência ou tolerância com um agressor de mulheres, conduta incompatível com a convivência em sociedade, muito menos com um representante do povo”, diz a nota

Foto: Reprodução
Escrito en POLÍTICA el

A secretaria de Mulheres do PT soltou nota, nesta sexta-feira (18), onde se solidariza com a deputada estadual à Isa Penna (PSOL-SP) e manifesta total repúdio ao deputado Fernando Cury (Cidadania-SP).

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) usou as redes sociais nesta quinta-feira para denunciar um caso de assédio sexual sofrido por ela durante sessão da Assembleia Legislativa de São Paulo. O deputado Fernando Cury (Cidadania-SP) foi acusado de abusar da colega.

“Fui assediada publicamente pelo deputado Fernando Cury (PPS) em meio à votação do orçamento do Estado na ALESP, na noite de ontem (16), durante a 65ª Sessão Plenária Extraordinária da casa”, escreveu a parlamentar.

Leia a nota na íntegra abaixo:

Nota das Mulheres do PT - Solidariedade à Isa Penna

O Brasil é um dos últimos países da América Latina no ranking elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pela ONU Mulheres sobre os direitos políticos das mulheres na América Latina - o 9º entre 11 países. A política permanece sendo um ambiente hostil para elas e o machismo, representado pelo preconceito, o reforço de estereótipos, sistemáticos boicotes e tentativas de silenciamento, além de agressões verbais e físicas, explicam essa realidade.

Mais uma vez assistimos perplexas à imagem de uma parlamentar, a deputada estadual Isa Penna (Psol-SP), sendo vítima de importunação sexual, assédio sexual e, consequentemente, de violência política de gênero, no plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, enquanto exercia sua atividade parlamentar.

Manifestamos nossa solidariedade à companheira Isa Penna e expressamos o nosso mais profundo repúdio ao deputado estadual Fernando Cury (Cidadania-SP), que em uma tentativa nefasta de negar as imagens, usa as mulheres da sua convivência como argumento.

A ampliação da participação das mulheres na política não pode ser apenas uma retórica eleitoral ou midiática, mas uma demanda a ser perseguida por todas e todos. Neste sentido, exigimos uma apuração séria, ágil e firme do Conselho de Ética da Alesp. Não pode haver conivência ou tolerância com um agressor de mulheres, conduta incompatível com a convivência em sociedade, muito menos com um representante do povo. Defendemos a imediata cassação de Fernando Cury!

Nenhuma a menos!

Basta de violência contra as mulheres!

Debora Pereira - Secretária Estadual de Mulheres do PT-SP

Anne Moura - Secretária Nacional de Mulheres do PT

Eleonora Menicucci - Coordenadora NAPP Mulher