São Luís: Justiça marca julgamento de Eduardo Braide, que nega estar sendo investigado

O MPF apura movimentações atípicas registradas pelo Coaf entre 2011 e 2014 contra o candidato do Podemos, que lidera na capital maranhense

Foto: Câmara dos Deputados
Escrito en POLÍTICA el

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) inclui em sua pauta no próximo dia 9 um processo movido contra o candidato do Podemos à Prefeitura de São Luís, Eduardo Braide pelo Ministério Público Federal (MPF) do Maranhão.

Segundo informações obtidas pela coluna Painel, da Folha de S. Paulo, Braide é investigado pro movimentações atípicas percebidas pelo Coaf entre 2011 e 2014. As investigações correm em sigilo e estão sob a tutela do procurador Ronaldo Meira de Vasconcellos Albo.

Braide, inclusive, conseguiu censurar a coluna Painel, mas a restrição do conteúdo logo foi revertida após o MPF emitir uma certidão confirmando as investigações.

Em propaganda eleitoral divulgada no último sábado (21), Braide voltou a afirmar que não é investigado. No entanto, na quarta-feira (25), o processo 0058214-57.2016.4.01.0000 foi incluído na pauta do tribunal, que vai avaliar se os autos deverão ser enviados para o Supremo Tribunal Federal (STF) ou seguirão para o Tribunal de Justiça do Maranhão. O candidato é deputado federal.

Segundo o jornalista Yuri Almeida, do portal Atual7, Braide é investigado junto a quatro empresas por suspeita de desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro e crime de responsabilidade.

O presidente do PCdoB do Maranhão, deputado federal Márcio Jerry, cobrou o parlamentar. “E aí, o Braide vai continuar mentindo? A máscara caiu por completo. Vai recorrer de novo à censura? Mentiroso, cinicamente mentiroso. Braide debochou do povo com sua grave mentira. Perdeu qualquer condição ética de ser prefeito”, disse Jerry, que apoia o adversário de Braide no segundo turno, Duarte Júnior (Republicanos).

Pesquisas apontam que Braide, que venceu o primeiro turno, lidera em São Luís. Levantamento do instituto RealTime Big Data revelado nesta quinta coloca o candidato do Podemos com 47% contra 41% do adversário. O cenário indica empate técnico segundo a margem de erro de 3 pontos percentuais. Nos votos válidos está 53% a 47%.

Com informações da Folha de S. Paulo e do Atual7